Results for 'Rogério Gimenes de Campos'

1000+ found
Order:
  1.  2
    Sosípatra de Pérgamo: sofista, filósofa e adivinha.Rogério Gimenes de Campos - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 43.
    Eunápio de Sardes, em sua Vida dos Sofistas (Eun.VS 6.6.5 – 6.9.15), apresenta a vida de Sosípatra de Pérgamo, uma jovem de poderes divinatórios e clarividentes que se tornou uma filósofa filiada à escola neoplatônica. Em meio às clarividências de Sosípatra, veremos os episódios que a levaram ainda muito jovem às iniciações teúrgicas e algumas poucas cenas adicionais de sua vida adulta. Veremos como o autor retoma lugares comuns derivados da ambiência do Fedro de Platão e, por fim, apresentaremos uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  12
    Epimenides' midday sleep.Rogerio G. de Campos - 2023 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 33:03315-03315.
    From the scene of the singing cicadas in the _Phaedrus_, we will show the affinities between the mention of the dangerous sleep at noon (_Phdr_. 258e6-259d8) and a mythical episode in the life of Epimenides. Next, we will look at the possible affinities between the description of Dionysian madness (_Phdr_. 244d5-245a1) and the type of divination practiced by Epimenides of Crete (DK 3 B 1-25). From these approaches, we intend to describe and elucidate the common imaginary with which Plato elaborates (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    Imaginação e superstição no tratado teológico político.Rogério Silva de Magalhães - 2008 - Cadernos Espinosanos 19:103.
    Neste artigo, procura-se demonstrar que, para Espinosa, do capítulo I ao XV do TTP, a imaginação e a superstição estão diretamente vinculadas ao sentimento do medo na medida em que o medo e a superstição revelam uma possibilidade de manifestação confusa e inadequada da imaginação, a qual nem sempre opera de forma negativa. De fato, a superstição e crença desmesurada no poder da imaginação são causadas, em geral, pelo medo de males futuros ou de não obter os bens almejados. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    O ensino da psicologia da educação e a formação de professores: apontamentos sobre o ensinar e o aprender em sala de aula em tempos de pós-pandemia.Rogério Rodrigues - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este ensaio tem como objetivo analisar os desafios do ensino da Psicologia da Educação na formação de professores em tempos de pós-pandemia. A nossa metodologia de pesquisa encontra-se no campo da Filosofia da Educação, no sentido de interpretar criticamente o processo formativo dos futuros professores que se encontram nos cursos de licenciaturas. Partimos do pressuposto que o deslocamento do sujeito para atuar no papel de professor se apresenta como resultado das relações que se estabelecem na transmissão do saber crítico em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Para além de qualquer princípio educativo: a educação escolar como processo de construção do saber // Beyond any educative principle: the school education as a process of construction of knowledge.Rogério Rodrigues - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (3):89-106.
    O objetivo desse artigo é analisar a hipótese de que a educação escolar se constitui por diversas práticas que se encontram para além de qualquer princípio educativo. O “processo educativo” é uma tentativa de o educador delimitar uma interação com o educando e circunscrever modos específicos de transmissão do saber. No caso desse estudo temos como método a revisão bibliográfica em autores que permitem conceituar aquilo que se pode conceituar como “educação sem fundamentos”. Portanto, em nossa conclusão partimos da suposição (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Avaliação Educacional e a Representação Conceitual Do Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem).Rogério Rodrigues - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023016.
    Este ensaio busca analisar a representação conceitual do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para além do senso comum. Assim, o nosso objetivo geral é discutir a interface da avaliação educacional e as políticas públicas. _Para tanto, busca se _compreender os determinantes impostos na representação conceitual do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como modelo de gestão do espaço escolar. _Isso se apresenta como forma de romper com a hegemonia que se encontra presente no senso comum do ENEM apenas como (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  19
    A educação entre muros e a transmissão do saber interdisciplinar.Rogério Rodrigues - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):579-600.
    O objetivo deste artigo é analisar o processo formativo em interface à perspectiva interdisciplinar no campo educacional. Para tanto, parte-se da análise do “paradigma do muro”, como um problema que se evidencia enquanto representação emblemática do projeto da sociedade, pautada na interdição ou na exclusão do outro. No campo da ciência, existem outros muros que se erguem como barreiras que nos impedem de pensar o conhecimento para além da ciência disciplinar. Para analisar a educação entre muros e a transmissão do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Educação, trabalho e saúde: as práticas sociais e as controvérsias do desejo.Rogério Rodrigues - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):99-120.
    O artigo propõe uma reflexão sobre alguns determinantes presentes no campo da educação, trabalho e saúde que podem oscilar entre a produção do sujeito emancipado e a produção do sujeito autoritário. O principal fator de análise é que na modernidade ocorre uma predominância e resistência em romper com a hegemonia do paradigma da técnica incorporada que produz oposição ao pensamento crítico. Neste caso, o problema da pesquisa encontra-se no campo de reflexão sobre o fato de a prática educativa destituir-se como (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    Passages between Philosophy and Literature in Franklin Leopoldo e Silva’s reflections: time, reality, and enigma.Alex De Campos Moura - 2024 - Discurso 54 (1):150-159.
    Nesta apresentação, breve homenagem ao professor Franklin Leopoldo e Silva, nossa proposta é investigar o modo pelo qual o autor compreende a relação entre literatura e filosofia, sobretudo a partir de certa aproximação proposta por ele entre a obra de Proust e o pensamento de Bergson. Para essa discussão, nos apoiamos aqui especialmente em seu ensaio Bergson, Proust: tensões do tempo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  26
    Kierkegaard e Plantinga: a subjetividade e a crença em Deus.Paula Marcio Gimenes de Paula - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (2).
    O objetivo do presente trabalho é apresentar a discussão da temática da subjetividade como um importante fator para a afirmação da crença religiosa, tanto na obra de Kierkegaard como na obra de Plantinga. A despeito de algumas diferenças conceituais, avaliamos que ambos os autores não se interessam por provar a existência de Deus, mas antes se concentram na experiência como um fator central. Além disso, em ambos os autores, e na tradição cristã em geral, a subjetividade é fundamental para a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    A filosofia no limite da negação da Vontade de vida.Juliana Domingues de Campos - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    No penúltimo parágrafo de O mundo como vontade e como representação, Schopenhauer, contra a tendência do livro até então, dá um caráter especial à razão na negação da Vontade de vida. O conhecimento abstrato é, nesse contexto, como clarividência da razão, o fundamento para se atingir o conhecimento puramente intuitivo. A partir da análise de algumas formas de conhecimento (conceito, sentimento e Ideia) apresentadas no tomo I da obra, tem-se uma diferenciação clara entre os âmbitos da explicação e da significação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  58
    A busca pela verdade no crátilo: Naturalismo E convencionalismo na concepção platônica.Rogério Santos dos Prazeres, Me José Moacir de Aquino & Heitor Romero Marques - 2013 - Revista de Teologia 7 (11):p - 99.
    Este texto trata de um clássico da filosofia platônica, o Crátilo. Redigido em forma de diálogo, característico do estilo platônico de escrita, nele está distinta a supervenção de uma das grandes temáticas da filosofia contemporânea, isto é, a linguagem, em que se traz à tona a discussão sobre a adequação de um nome a um objeto, também conhecido coma a justeza do nome à coisa. Figuram-se como questões centrais as teses do naturalismo e convencionalismo, que estruturam o que se entende (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  40
    Tratado de ateologia.Márcio Gimenes de Paula - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):281-285.
  14. Resenha: Tratado de ateologia.Márcio Gimenes de Paula - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2).
    Michel Onfray já é um conhecido do público brasileiro pela tradução de alguns de seus livros como A arte de ter prazer, A razão gulosa, O ventre dos filósofos, A políica do rebelde e A escultura de si. Igualmente conhecida é sua postura como filósofo, isto é, sua recusa da academia, sua ênfase no prazer, sua afirmação do ateísmo e sua participação na montagem da Universidade Popular de Caen que pretende, no interior da França (e também nas páginas da web), (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  35
    A educação cristã de crianças: algumas reflexões a partir de Kierkegaard.Marcio Gimenes de Paula - 2009 - Synesis 1 (2):63-75.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A kênósis entre o sagrado e o profano: a polí­tica e a secularização em Kierkegaard e seu dialogo com algumasdas teses de Vattimo.Marcio Gimenes de Paula - 2008 - Princípios 15 (23):233-253.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Um dos objetivos do presente artigo é analisar a temática da política e da secularizaçáo na obra do filósofo Kierkegaard (1813-1855). Duas obras do pensador dinamarquês seráo especialmente analisadas aqui: O Indivíduo e Exercício do cristianismo . O segundo objetivo, é promover o diálogo de suas teses, contrárias ao processo de secularizaçáo, com as teses de Gianni Vattimo (1936-), pensador italiano e entusiasta de um mundo secularizado. A despeito (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  4
    “Para que tudo permaneça como é, é necessário que tudo mude”: O niilismo de O Leopardo de Lampedusa e o niilismo cristão kierkegaardiano no século das mudanças.Marcio Gimenes de Paula - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):234.
    Não parece haver, ao menos num primeiro olhar, qualquer ponto de convergência entre a literatura de Lampedusa e a filosofia de Kierkegaard. Contudo, com um pouco mais de investigação, tal percepção revela-se falsa. Ambos os autores situam-se no século XIX e, nesse sentido, há forte conexão entre ambos a partir de uma análise histórica, filosófica e política. É verdade que o italiano escreve no século XX, mas o faz descrevendo o século anterior, período onde o dinamarquês produziu a sua obra. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  27
    Religião e cultura: um breve itinerário do fim do mundo antigo aos dias de Kierkegaard.Marcio Gimenes de Paula - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):191.
    Kierkegaard nos mostra, em boa parte de suas obras, sua categórica rejeição em aceitar que a religião cristã pudesse ser reduzida a uma questão de cultura. Mesmo vivendo numa época em que muitos parecem aceitar essa premissa, o filósofo enfrenta inúmeras dificuldades para fazer valer seu posicionamento e, por outro lado, sua proposta parece, ao mesmo tempo, profundamente discutível e polêmica. O cristianismo parece se confundir com a cultura desde seus primórdios e, inclusive, talvez tenha dependido disso para sua sobrevivência (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    O direito à vida nos elementos da lei natural e política de Hobbes.Rogério Silva de Magalhães - 2010 - Cadernos Espinosanos 23:159.
    Este artigo visa examinar os limites da liberdade de ação do homem, isto é, de seu direito natural, levando-se em consideração a finalidade última desse direito nos Elementos da lei natural e política de Hobbes. Essa finalidade seria a auto-preservação do homem. Entretanto, para que esse direito seja efetivamente respeitado, Hobbes alega ser necessário a constituição de um poder soberano. Não basta assim uma simples convenção entre os homens para garantir a paz. Ou seja, se faz necessário a existência de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. O conceito do belo em Agostinho de Hipona.Rogério Miranda de Almeida - 2019 - Basilíade - Revista de Filosofia 1 (1):09-23.
    Estas reflexões têm como principal objetivo mostrar como a concepção do belo em Agostinho de Hipona é tributária da tradição platônico-aristotélica e das Escrituras. No que tange à primeira influência, a ênfase é colocada nas noções de simetria, de proporção, de forma, de unidade e, portanto, de belo. No que diz respeito às Escrituras, Agostinho considera em primeiro lugar o papel da criação e a ação de Deus no universo como o Ser a partir do qual todas as coisas se (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  35
    Public health decisions in the COVID-19 pandemic require more than ‘follow the science’.Thana Cristina de Campos-Rudinsky & Eduardo Undurraga - forthcoming - Journal of Medical Ethics.
    Although empirical evidence may provide a much desired sense of certainty amidst a pandemic characterised by uncertainty, the vast gamut of available COVID-19 data, including misinformation, has instead increased confusion and distrust in authorities’ decisions. One key lesson we have been gradually learning from the COVID-19 pandemic is that the availability of empirical data and scientific evidence alone do not automatically lead to good decisions. Good decision-making in public health policy, this paper argues, does depend on the availability of reliable (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  22.  22
    Guiding Principles of Global Health Governance in Times of Pandemics: Solidarity, Subsidiarity, and Stewardship in COVID-19.Thana C. de Campos - 2020 - American Journal of Bioethics 20 (7):212-214.
    Volume 20, Issue 7, July 2020, Page 212-214.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  23.  17
    The Idea of Patents vs. the Idea of University.Thana Cristina de Campos - 2015 - The New Bioethics 21 (2):164-176.
    It is generally accepted that patents are a driving force for innovation through research and development. But the university's involvement in patenting is problematic as well. In particular, it is in tension with the idea of a university itself. If patents entail a restriction on the accessibility of the scientific knowledge that has been patented, and if the main purpose of universities is to produce and disseminate knowledge to the public, then, there is a tension: when universities patent their research (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  36
    Can small groups avoid the tragedy of the commons?Rogerio Scabim Morano, Edmilson Alves de Moraes & Rafael Ricardo Jacomossi - 2018 - AI and Society 33 (1):71-80.
    In this research, an agent-based simulation seeks to discuss the tragedy of the commons, collective intelligence and institutions developed by social groups. The concept of the tragedy of the commons states that you can always expect environmental degradation when many individuals freely exploit a scarce resource of common use. Hardin proposes two alternatives to deal with it: state or privatized administration. However, it is possible another alternative of self-coordination when the social groups are small. That is, the tragedy of the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  25
    Constructive semantics, admissibility of rules and the validity of Peirce's law.W. De Campos Sanz, T. Piecha & P. Schroeder-Heister - 2014 - Logic Journal of the IGPL 22 (2):297-308.
  26.  55
    Agostinho de Hipona e as ambivalências do seu filosofar.Rogério Miranda de Almeida - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (2):194-212.
    The main objective of this text is to analyze some of the ambiguities that characterize Augustine of Hippo’s position regarding the so-called pagan culture in general and Greek philosophy in particular. As a matter of fact, the author of Confessions is situated in a mid-term, which I identify by the expression “the paradox of between”, for he does not totally embrace the position of Justin Martyr, who identifies Christian wisdom with Greek philosophy, neither does he claim the other extreme position (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  5
    On Love, Dying Alone, and Community.Thana C. de Campos-Rudinsky - 2022 - The New Bioethics 28 (3):238-251.
    This paper examines the problem of dying alone in the context of no-visitors hospital policy during the COVID-19 pandemic. It critically analyses a rights-based solution, offering a democratized vi...
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28. Solidarity and global allocation of COVID-19 vaccines : a question of equality?Thana C. de Campos-Rudinsky - 2022 - In Tom P. S. Angier, Iain T. Benson & Mark Retter (eds.), The Cambridge handbook of natural law and human rights. New York, NY: Cambridge University Press.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29. Solidarity and global allocation of COVID-19 vaccines : a question of equality?Thana C. de Campos-Rudinsky - 2022 - In Tom P. S. Angier, Iain T. Benson & Mark Retter (eds.), The Cambridge handbook of natural law and human rights. New York, NY: Cambridge University Press.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  26
    O papel de Tomás de Aquino no universo “científico” do século XIII.Rogério Miranda de Almeida - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (3):956-975.
    Estas reflexões têm como finalidade mostrar as aporias e dificuldades que afetaram, de maneira essencial, as diferentes tentativas de se erigir uma “ciência da religião” e, mais especificamente, de se lerem “cientificamente” os dados da fé, ou da revelação. Esta é a razão pela qual damos uma atenção especial ao século XIII e, principalmente, ao papel de Tomás de Aquino, quando se intensificaram de maneira mais explícita as relações, e os conflitos, entre a ciência, a filosofia e a teologia. Certo, (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    A Principled Account of AMR Global Governance Solidarity, Subsidiarity, and Stewardship.Thana C. de Campos-Rudinsky - 2023 - Health Care Analysis 31 (1):58-63.
    This commentary defines what shared yet differentiated ethical responsibilities to tackle antimicrobial resistance (AMR) mean, by introducing a threefold principled account of AMR global governance. It argues that the principles of solidarity, subsidiarity, and stewardship can be especially helpful for further justifying some of the universal, differentiated, and individual responsibilities that Van Katwyk et al propose. The upshot of my threefold principled account of AMR global governance is a less ambitious AMR treaty, one that can only justify (i) universal duties (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32.  6
    A crise dos fundamentos das ciências modernas: Uma leitura a partir de Edmund Husserl.Rogério Miranda de Almeida & Irineu Letenski - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):27.
    Estas reflexões têm como objetivo principal analisar a crise dos fundamentos das ciências modernas na perspectiva de Edmund Husserl. Com efeito, na primeira metade do século XX, o autor das Investigações lógicas levanta o brado em torno da existência de uma crise científica e, ao mesmo tempo, procura diagnosticar as causas e remediar os males que acarretaram tal crise. Mais precisamente, o pensamento husserliano tem como ponto de partida a crítica aos limites e à possibilidade do conhecimento proposto pelas filosofias (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  12
    A Cultura, o Estado e a Educação nos "escritos trágicos" de Nietzsche.Rogério Miranda de Almeida - 2014 - Filosofia E Educação 6 (1):110.
    Estas reflexões têm como objetivo principal mostrar as críticas e os ataques que Nietzsche move contra a civilização contemporânea e, particularmente, contra a civilização alemã das últimas décadas do século XIX. Nas suas invectivas, o filósofo mira principalmente os chamados filisteus da cultura, a ciência e a diversidade de suas especializações, a imprensa e a ingerência do Estado prussiano na educação e na cultura do povo alemão. Ao mesmo tempo, Nietzsche coteja constantemente a civilização alemã, que ele vê como decadente, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  32
    A lei natural e a lei escrita: uma leitura à luz do pensamento de Nietzsche.Rogério Miranda de Almeida - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):289.
    Este texto tem dois objetivos principais: apresentar o conceito de “lei natural” e aquilo que seria a sua expressão como “lei escrita” e, depois, reinterpretar este conceito a partir de uma perspectiva nietzschiana. Para alcançar este duplo objetivo urge, pois, em primeiro lugar, traçar, nas suas grandes linhas, as vicissitudes que atravessou a teoria da “lei natural” ao longo da tradição #losó#ca até a sua culminância naquelas correntes do direito natural, típicas dos tempos modernos. Convém também assinalar que este conceito (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  23
    A educação e a vida intelectual na Primeira Escolástica.Rogério Miranda de Almeida - 2018 - Filosofia E Educação 10 (2):264-286.
    Quando se fala da Escolástica, é-se habituado a considerar quase tão somente o século XIII, que, deste ponto de vista, representaria o apogeu de todo o desenrolar do pensamento medieval. Fala-se pouco da Escolástica greco-árabe e greco-judaica. Todavia, os limites formais deste estudo não permitem uma análise mais acurada destas duas últimas. Esta é razão pela qual o meu foco recairá sobre a Escolástica latina e, mais precisamente, sobre a sua primeira fase - a Primeira Escolástica, que culminou com o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  12
    Arte, superstição e “filosofia” no Renascimento.Rogério Miranda de Almeida - 2015 - Revista de Filosofia Aurora 27 (42):895.
    As reflexões deste artigo têm como objetivo principal mostrar que, à diferença do que se pensa habitualmente, o período do Renascimento foi marcado por uma atmosfera de magia, de superstição, de medo e angústia em face do destino e da morte. Trata-se, pois, de um período em que floresceram, ou refloresceram, as letras e as artes, mas não propriamente a ciência e a filosofia. Na verdade, a própria ciência e o que se poderia denominar filosofia — representada principalmente por duas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  29
    Freud e Spinoza a razão, a necessidade e a liberdade.Rogério Miranda de Almeida & Allan Martins Mohr - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (1):79-100.
    Resumo Tencionamos, nestas reflexões, analisar os conceitos spinozianos de Deus, do homem e da razão, para, a partir do caráter necessário que os permeia, interrogarmos se existiria também a possibilidade de uma liberdade humana no pensamento do autor da Ética. Se tal liberdade existe, ela estaria situada no próprio plano racional, o que, por sua vez, levantaria ingentes problemas. A mesma questão - a da possibilidade de uma liberdade, em Freud - estaria colocada na margem de ação que, até certo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    Nietzsche and Paradox.Rogério Miranda de Almeida & Mark S. Roberts - 2012 - SUNY Press.
    Translated from the French, this book analyzes the paradoxes that fundamentally characterize Nietzsche’s philosophy and texts.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  7
    The Traditional Definition of Pandemics, Its Moral Conflations, and Its Practical Implications: A Defense of Conceptual Clarity in Global Health Laws and Policies.Thana C. de Campos - 2020 - Cambridge Quarterly of Healthcare Ethics 29 (2):205-217.
    This paper argues that the existing definition of pandemics is not nuanced enough, because it is predicated solely on the criterion of spread, rather than on the criteria of spread and severity. This definitional challenge is what I call ‘the conflation problem’: there is a conflation of two different realities of global health, namely global health emergencies (i.e., severe communicable diseases that spread across borders) and nonemergencies (i.e., communicable or noncommunicable diseases that spread across borders and that may be severe). (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  58
    Health as a Basic Human Need: Would This Be Enough?Thana Cristina de Campos - 2012 - Journal of Law, Medicine and Ethics 40 (2):251-267.
    Although the value of health is universally agreed upon, its definition is not. Both the WHO and the UN define health in terms of well-being. They advocate a globally shared responsibility that all of us — states, international organizations, pharmaceutical corporations, civil society, and individuals — bear for the health (that is, the well-being) of the world's population. In this paper I argue that this current well-being conception of health is troublesome. Its problem resides precisely in the fact that the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  41.  25
    Health as a Basic Human Need: Would This Be Enough?Thana Cristina de Campos - 2012 - Journal of Law, Medicine and Ethics 40 (2):251-267.
    Our society is obsessed with health. At every second, everywhere, we are surrounded and overwhelmed by distressing calls on how vital it is to adopt a healthy lifestyle. While incorporating a healthy diet and physical exercise into our routines are the foremost commandments, everything from tobacco to refined sugars, trans fat, excessive alcohol, caffeine, and even eggs are declared public evils. Yet there is hope: medicines will save us! And indeed medicines exist available for all kinds of human afflictions. There (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  42.  84
    Failure of Completeness in Proof-Theoretic Semantics.Thomas Piecha, Wagner de Campos Sanz & Peter Schroeder-Heister - 2015 - Journal of Philosophical Logic 44 (3):321-335.
    Several proof-theoretic notions of validity have been proposed in the literature, for which completeness of intuitionistic logic has been conjectured. We define validity for intuitionistic propositional logic in a way which is common to many of these notions, emphasizing that an appropriate notion of validity must be closed under substitution. In this definition we consider atomic systems whose rules are not only production rules, but may include rules that allow one to discharge assumptions. Our central result shows that Harrop’s rule (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   14 citations  
  43.  31
    Neoliberalismo como máquina de guerra (ou sobre a crise da Biopolítica): Lazzarato contra Foucault.Felipe Figueiredo De Campos Ribeiro & Bruna Martins Coelho - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29 (29):228-243.
    O objetivo deste ensaio é passar em revista a crítica que vem sendo elaborada por Lazzarato à concepção “positiva” de poder de Foucault, cuja síntese está no conceito de biopolítica. Isto, tomando como marco balizador o modelo neoliberal de governamentalidade, caro a ambos os autores. O pensamento de Lazzarato acolhe apenas parcialmente a noção foucaultiana – segundo ele demasiadamente ampla e pouco atenta às factualidades históricas (atinentes à financeirização, às relações coloniais centro-periferia, às “guerras totais”, às crises e revoluções ininterruptas) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    The global health crisis: ethical responsibilities.Thana Cristina de Campos - 2017 - New York: Cambridge University Press.
    The moral value of health : health as a basic human need -- The human right to health and its corresponding responsibilities -- States and natural persons as subjects of justice -- Pharmaceutical transnational corporations as subjects of justice -- The global health governance of the global health crisis.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  15
    Zika, public health, and the distraction of abortion.Thana Cristina de Campos - 2017 - Medicine, Health Care and Philosophy 20 (3):443-446.
    This paper suggests that the focus on abortion legalization in the aftermath of the Zika outbreak is distracting for policy and lawmakers from what needs to be done to address the outbreak effectively. Meeting basic health needs, together with research and development conducive to a vaccine or treatment for the Zika virus should be priorities.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  15
    Medical students’ and residents’ views on euthanasia.Rogério Aparecido Dedivitis, Leandro Luongo de Matos, Mario Augusto Ferrari de Castro, Andrea Anacleto Ferrari de Castro, Renata Rocha Giaxa & Patrícia Zen Tempski - 2023 - BMC Medical Ethics 24 (1):1-9.
    Background Doctors are increasingly faced with end-of-life decisions. Little is known about how medical students approach euthanasia. The objective of this study was to evaluate, among medical students and residents, the view on euthanasia and its variants; correlate such a view with empathy and religiosity/spiritualism; and with the stages of medical training in Brazil. Methods This is an exploratory cross-sectional study using an online questionnaire to be filled out on a voluntary basis among medical students and residents, consisting of: socio-demographic (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  51
    Sistemas de gestión ambiental y comportamiento ecológico: una discusión teórica de sus relaciones posibles.Camila Bolzan de Campos & Enric Pol - 2009 - Revista Aletheia 29:103-116.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  38
    Olhares de crianças baianas sobre família1.Lúcia Vaz de Campos Moreira, Elaine Pedreira Rabinovich & Célia Nunes Silva - 2009 - Paideia (Misc) 19 (42):77-85.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  13
    Multilateralism and the Global Co-Responsibility of Care in Times of a Pandemic: The Legal Duty to Cooperate.Thana C. de Campos-Rudinsky - 2023 - Ethics and International Affairs 37 (2):206-231.
    This article challenges the orthodox view of international law, according to which states have no legal duty to cooperate. It argues for this legal duty in the context of COVID-19, based on the ethical principles of solidarity, stewardship, and subsidiarity. More specifically, the article argues that states have a legal duty to cooperate during a pandemic (as solidarity requires); and while this duty entails an extraterritorial responsibility to care for and assist other nations (as stewardship requires), the legal duty to (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Acerca do conceito de consequência lógica (Tarski, Alfred).Wagner de Campos Sanz - 2001 - Princípios: Revista de Filosofia 8 (10):11.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000